domingo, 13 de dezembro de 2015



Erros de  português desqualificam qualquer texto 

          A correção na escrita é um requisito essencial para o sucesso de qualquer profissional que lida com a escrita nas suas mais variadas formas (e-mails, memorandos, ofícios, textos) etc. E uma das formas para se conseguir isso é a revisão. A revisão é essencial. Caso não disponha de um corretor ortográfico, que auxilia na correção de uma boa parte dos erros, não é demérito algum pedir ao colega          ( sempre há algum com mais afinidade no assunto e a quem normalmente recorremos nas dúvidas do dia-a-dia ) que o auxilie na revisão do seu texto.

          Muitos dos erros absurdos que vemos nos e-mails e correspondências, posso afirmar com convicção, são cometidos muito mais por displicência que por ignorância quanto a forma correta de grafa-los e o que é pior: quase sempre são percebidos pelo remetente na fração de segundo posterior ao acionamento da tecla  “send” e ai  o dano à sua imagem poderá ser irreparável. Outro dia, quase fui vitima disso, digitando num e-mail a  palavra “executar” a fiz colocando o “z” no lugar do “x” e saiu  “ezecutar”. Graças ao hábito de dar uma revisada, ainda que rápida, nos e-mails, antes de enviá-los, detectei o absurdo e me poupei do vexame de ser mal interpretado pelos destinatários que – imagino – nunca entenderiam tratar-se de um erro de digitação (são teclas vizinhas ) e não de ignorância quanto a forma correta de grafar tal vocábulo.
         
          Por isso reforço:  por mais atarefado que você esteja  ou por mais urgente que seja a remessa, não deixe de revisar seus textos antes de enviá-los. Isso evitará não só agressão ao idioma mas principalmente à sua imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário