sábado, 19 de dezembro de 2015

Feliz Férias, ou Felizes Férias? 


          Certa vez, li na veja, um dos seus colunista (Stephen Kanitz) citar que as férias  “criam e perpetuam a ideia de que no Brasil se ganha sem ter de trabalhar". Ao contrário do que pensa o colunista, entendo que além de uma conquista trabalhista, as férias são um mecanismo de revitalização do ser humano tão necessárias como o sono diário.  Há séculos, os romanos costumavam tirar um dia de descanso conhecido como "féria". Este dia, por prescrição da igreja Católica da época, era o dia em que ninguém deveria trabalhar.

       Pois bem, durante uma das minhas férias, resolvi dar uma passeada por ai afora, e tive a oportunidade de  “garimpar” algumas pérolas (do nosso controverso idioma) que, por pertencerem ao escopo do Blog, achei oportuno comentar. Vamos lá:


          Estive na cidade de Natal e vi  – em frente ao terminal rodoviário - um restaurante com o nome de 24 HS (vide foto abaixo).  O nome pode até estar sintonizado com o horário de funcionamento daquele estabelecimento,  mas certamente não está sintonizado com a norma culta. O vocábulo “horas”  deve ser abreviado somente com a letra “h” minúscula e sem ponto ( a não ser que caia em final de frase, quando deve-se colocar o ponto final). Sei que são muitas as dificuldades no dia a dia quando se tem que escrever sobre “horas”. As vezes vemos somente com  "H" maiúsculo, as vezes com “Hs” ( o “H” maiúsculo e o “s” minúsculo) ou as duas letras maiúsculas  “HS” ou minúsculas “hs”.  A incerteza é constante. Se você tinha dúvida, espero ter contribuído para que, a partir de agora, possa escrever, sem medo de errar: 3h, 4h,11h,  20h, 21h, sem ponto e sem plural, pois o sistema ortográfico brasileiro não admite o registro do plural (a letra "s") em nenhuma abreviatura de horas, embora vejamos isso constantemente. Ah! outra coisa: os ingleses usam os dois pontos: 10:00, 15:00, 10:15.( como normalmente vemos nos relógios digitais) mas lembre-se: não somos ingleses. Se tiver que escrever as frações de horas, utilize o formato: 3h15min, 4h56min, 20h33min (também sem ponto, exceto quando, confome citado acima, seja fim de frase).   
           Ainda aproveitando o período das férias, fui para o Rio de Janeiro ( òpa!) Fui para?... Não, fui "ao" Rio de Janeiro. Quando nos referimos ao verbo ir, só devemos usar "para" quando for definido que não haverá retorno. ( tratarei deste assunto num próximo "post") e como eu estava citando, no Rio de Janeio, numa rua de Copacabana, uma placa alertava: NÃO ESTACIONE - GARAGE. Ora, se estamos no  Brasil, devemos escrever ( e pronunciar) GARAGEM, forma aportuguesada de "garage" que é um vocábulo francês, tal qual " garçon" que comumente vemos grafados com "n" quando na verdade já foi aportuguesada para "garçom"!  Outra situação ocorreu  no  momento do encerramento  da  conta no hotel, que alguns preferem chamar de “check out” (ao meu ver, estrangeirismo desnecessário,apesar de o termo já ter sido aportuguesado para "checaute") perguntei ao moço do hotel, quanto custava uma corrida de táxi até  o  aeroporto. Ele respondeu: “...o preço é barato”. Pura redundância, “barato” assim como “caro” já indica ideia de preço. Produtos ou serviços  são “caros” ou “baratos”. Os preços são "altos" ou "baixos". 


E pra terminar , no caminho para o aeroporto, o motorista do táxi, comentava acerca da quantidade ( na opinião dele, absurda) de radares eletrônicos naquela cidade. Ora, desconheço radar que não seja eletrônico.  A  propósito, conforme o  dicionário Aurélio , a  palavra “radar”  é formada pelas inicias da expressão inglesa: radio detecting and ranging  e significa algo como “detecção e alcance por rádio” o que torna a expressão “radar eletrônico” redundante.
     Por enquanto é só. 
     Ah! Ia esquecendo: O correto é "Férias Felizes" . Férias é um substantivo feminino plural. Sendo assim, os adjuntos adnominais (artigos, adjetivos, pronomes) devem flexionar em número e gênero.

2 comentários:

  1. Perfeito Adenildo!!!
    A nossa língua é riquíssima, mas poucos têm o dom de aprecia-la!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Adenildo!!!
    A nossa língua é riquíssima, mas poucos têm o dom de aprecia-la!!!

    ResponderExcluir